Acervo Imagético Manoel Mota

A busca por uma solução para acomodar, de forma adequada, o acervo fotográfico da Universidade Federal de Alagoas, que está sob a guarda Assessoria de Comunicação (Ascom), finalmente chega ao fim. Fotos ainda em preto e branco e coloridas também estavam amontoadas em armários, guardadas em caixas e álbuns inadequados. Uma situação que incomodava, mas, mais que isso, que era uma preocupação constante, porque havia o risco de danos e perda da memória imagética da instituição.

A solução para o problema chegou a partir de uma iniciativa inédita na Ufal entre a Ascom e o Laboratório de Gestão Eletrônica de Documentos (Laged), ligado ao curso de Biblioteconomia e ao Programa de Pós-graduação em Ciência da informação (PPGCI). O Laged digitalizou 16.992 fotos impressas do acervo fotográfico da Assessoria de Comunicação. Todo o material recebeu o tratamento necessário para a criação de um banco de imagens digital: as fotografias foram classificadas, catalogadas, indexadas e, posteriormente, acondicionadas em caixas próprias para o arquivamento.

A professora Rosaline Mota e toda a equipe do Laged recuperaram as quase 17 mil imagens, que contam e remontam a memória e a história da Ufal, desde a sua criação em janeiro de 1961 até o início dos anos 2000, antes da entrada da foto em câmera digital.

Mas ainda tem mais: as imagens que guardam e contam a história da Ufal, agora, fazem parte do Acervo Fotográfico Digital Manoel Mota. O nome é uma homenagem ao servidor técnico em cinematografia Manoel Mota, que, em seus 33 anos de atividade, se dedicou a fazer registros fotográficos analógicos de momentos históricos da Ufal. Mota faleceu em abril de 2025, aos 78 anos. Ele foi, por muitos anos, o único fotógrafo da Universidade O nome do acervo é uma forma de também agradecer o cuidado que ele sempre teve com a coisa pública, com os equipamentos e com seu trabalho. De certa forma, é como se a gente pudesse dizer que ele pode descansar que o acervo da Universidade estará preservado. Tanto físico, quanto digital.

E não para por aí. Com o acervo digitalizado e as fotografias impressas bem acondicionadas, a Ascom lançou um desafio para o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal. A ideia era criar um espaço virtual para disponibilizar para sociedade tudo que a Ufal tem registrado em fotografias, desde 1961. Foi assim que nasceu o Imagens, um site criado para dar publicidade ao acervo Manoel Mota, mas também disponibilizar o banco de imagens digital da Ascom.

O Imagens é uma ferramenta construída pelo NTI e vai permitir que a Ascom possa atender às demandas da mídia local e nacional, fornecendo fotografias de tudo que acontece de importante na Ufal, de forma rápida e gratuita.